Coopec recebe intercambistas

No primeiro semestre deste ano a Coopec recebeu um intercambista canadense, Cooper  Charles Edey. Ele acompanhou os estudos junto à 3ª série do Ensino Médio. Voltou ao seu país, após alguns meses de convivência com a comunidade da escola.

Agora em agosto chegaram mais três intercambistas, desta vez da Itália, o Filippo Sornig, da Alemanha, a Valesca Windt e do México, o Fabian Alberto Yañez Sanchez. Todos estão em turmas da 2ª série do Ensino Médio.

A Valesca vem da cidade de Bremen, no Norte da Alemanha. Ela tem 16 anos e escolheu vir para o Brasil, dentre as diversas opções que tinha para realizar o intercâmbio. Valesca pontua que o Brasil tem uma grande diferença em termos de comportamento das pessoas, mas é justamente isto que ela tanto aprecia. A família que está recebendo a Valesca, segundo ela, tem muita receptividade e dá a atenção necessária a ela.

Fabian, mora numa ilha no México, próxima ao Golfo do México, Ciudad Del Carmen, no sul do país. Ele está com 17 anos e em princípio não havia escolhido o Brasil como um dos destinos, mas agora que está aqui está amando. Ele compara com o seu país em termos de atitudes das pessoas e por isso está gostando tanto. Em relação à família que o está recebendo ele relata que dão a mesma atenção e amor que recebe da sua família no México.

Filippo Sornig, é da cidade de Trieste, perto de Veneza. Ele tem 16 anos e ficou surpreso com a sua percepção ao chegar aqui. Segundo ele na Itália as pessoas só falam coisas ruins a respeito do Brasil e ele se surpreendeu e garante que quando retornar para seu país irá falar para as pessoas que elas estavam erradas e que o Brasil não é da maneira como elas falam. Ele se surpreendeu também com a família que o está recebendo aqui em Canela, lá na Itália ele tem duas irmãs e aqui também e um dos irmãos está também em intercâmbio e o nome dele é Felipe, muitas coincidências que o deixam confortável.

O Rotary é o responsável pelo intercâmbio dos três alunos e promoverá ao longo da estada deles no país algumas viagens de turismo para que conheçam mais o Brasil. Além disso, na semana de 6 a 10 de agosto eles participaram de uma imersão na língua portuguesa para ajudá-los a acompanhar os estudos e a se comunicarem com suas famílias.

Valesca acrescentou que gostou muito dos uniformes da Coopec, afirmando que são extremamente confortáveis. Já para Fabian a receptividade dos alunos na escola tem sido o ponto alto. E Filippo disse que se sente especial na Coopec, pois todos o param, querendo falar com ele.

VALESCA
FILIPPO
FABIAN