Aluna Coopec que esteve nos EUA em intercâmbio

A aluna do Ensino Médio, Clara Leidens Castelli, esteve por um ano vivendo nos Estados Unidos, na cidade de Macomb, em Illinois. De volta do intercâmbio agora no mês de agosto retomou seus estudos na Coopec.
A cidade onde ficou é pequena, menos de 20 mil habitantes, com a característica de ser uma cidade universitária. Na escola que ela frequentou são os alunos que escolhem as disciplinas que irão cursar. A Clara escolheu disciplinas da área de exatas e o inglês, que era obrigatório. Também fez aula de culinária.
A percepção da aluna com relação ao comportamento dos americanos é que são um povo fechado, comparando com o brasileiro. Eles não abraçam, não beijam. Os amigos adolescentes não demonstram o que sentem, não tem contato físico. Bem diferente com o que acontece no Brasil. Mas ainda assim a Clara disse que foram muito receptivos com ela. Mas destaca que era mais fácil fazer amizade entre os intercambistas.
Ela destaca que o fato de ter ficado sozinha durante todo este tempo a fez crescer, amadurecer, como também, passar a encarar o mundo como um lugar possível e querer sair da caixa onde ela se encontra no momento, ganhar o mundo. Ficou mais independente, ajuda em casa, ou seja, se sente com muito mais autonomia.
Clara fala que para fazer intercâmbio tem que ter a cabeça aberta, pois a cultura é outra, tem que se adaptar. Quem está passando por esta experiência não pode se excluir, se isolar. Também outra característica que ela destaca é não ter medo de errar, ficar disposto a passar pelas situações, se tornar disponível.
Resumindo ela diz que foi uma experiência incrível e que faria tudo de novo e que todo mundo que tem esta oportunidade não deveria deixar passar.

Mais informações:
Claudia Jahnke
Assessoria Imprensa Coopec
54 98117-5361 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91