Doação de sangue é tema discutido no 5º Ano

O Professor José Fogaça, do 5º Ano do Fundamental I, aproveitou o tema sobre sistema circulatório para fazer com os alunos uma profunda reflexão sobre doação de sangue.

Todo o ensino de ciências no 5º ano é norteado pelo estudo do corpo humano, desde as células até abranger todo o sistema que forma o organismo. Já foram trabalhados o sistema respiratório, o digestório e, atualmente, estão trabalhando o sistema circulatório.

Os alunos conheceram a importância do sangue e a função no organismo, pesquisaram sobre os tipos de sangue, alguns sabiam qual era o seu, outros ainda não. E com isto foi feito um trabalho para que os alunos pesquisassem a importância que tem a doação de sangue para a vida humana. Foi tema de férias entrevistarem pais. Pesquisaram a importância para quem doa e para quem recebe, quais são os requisitos que as pessoas devem ter para fazer a doação. Abrangendo estes aspectos, cada um tinha que criar uma campanha que conscientizasse as outras pessoas.

Os alunos, após todo este envolvimento, relataram que serão doadores e que estão contando os dias para que possam se tornar um. Perceberam, nas palavras do professor: “esta pequena ação que fazemos em benefício do outro”, o papel de cada um na sociedade, o papel de ser solidário e agir com fraternidade, conceitos importantes a serem trabalhados com os alunos no aspecto de aprender a ser. E o professor ainda reforçou para a turma que, embora ainda não tenham idade para doar, podem incentivar familiares e amigos, em idade de doar, para que o façam.

Mais informações:

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec

54 98117-5361 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91