Blog

Gincana da Coopec teve cunho social

Uma das tarefas da Gincana foi a arrecadação de ração e cobertores para a ONG Amigo Bicho de Canela e o resultado foi a arrecadação de 1 tonelada de ração e 252 cobertores. Na segunda, dia 12/11, pela manhã, foi feita a entrega oficial de tudo o que foi arrecadado com a presença de representantes de cada equipe da Gincana, os diretores da Coopec e representantes da ONG, Michelie Souto Valente e o Vereador Jerônimo Terra Rolim.

Também foram arrecadados 252 litros de leite para doação ao Hospital de Canela.

Os alunos ficaram orgulhosos desta ação social inserida na Gincana. 

Parabéns à equipe organizadora pela ideia!

I Gincana de Integração da Coopec

No último sábado foi o encerramento da gincana com uma grande festa onde imperou a cooperação, a alegria e o mais puro entusiasmo.

As equipes classificadas foram:

1º lugar – La Fênix

2º lugar – Medusa

3º lugar – Mallaala Pink

Independente do resultado todas as equipes participaram ativamente e demonstraram poder de organização e integração entre os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio, lutando ponto a ponto, sem nenhum tipo de preconceito com os alunos mais novos. Todos trabalharam de igual para igual, resultando numa união entre os alunos como nunca vista no colégio.

Saíram todos vitoriosos: alunos, professores, equipe técnico-administrativa, direção e organizadores da gincana.

Agora ficaremos todos no aguardo da edição de 2019!

I Gincana de Integração Coopec 

Começa hoje a I Gincana de Integração Coopec com divulgação das primeiras tarefas a partir das 11h10min. As tarefas serão sempre divulgadas pela manhã, após o recreio, obedecendo os seguintes horários:

Segunda, dia 5/11 – 11h10min

Terça, dia 6/11 – 10h20min

Quarta, dia 7/11 – 11h10min

Quinta, dia 8/11 – 10h20min

Sexta, dia 9/11 – 10h20min

Estão participando da Gincana os alunos do Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º anos e todo o Ensino Médio.

O encerramento será no sábado, dia 10/11, com cumprimento de tarefas acontecendo no colégio das 8 ao meio dia.

Final de ano letivo na Coopec será marcado por atividade de cooperação e integração

Na semana de 5 a 10 de novembro a Coopec estará em festa com a realização da 1ª Gincana do colégio. O professor de educação física, com experiência de mais de 15 anos em gincanas, Carlos Lehn, foi contratado pela Coopec para coordenar a atividade.

Participarão alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II e os alunos do Ensino Médio. Por uma questão de integração as equipes serão formadas por sorteio, mesclando alunos de todas as turmas.

Todo o colégio estará envolvido com parte dos professores e equipe técnico-administrativa participando da organização e os demais envolvidos com as equipes.

Serão 42 alunos por equipe trabalhando em tarefas que serão totalmente divulgadas pela internet da escola, com a intenção de evitar a impressão de muitas folhas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

As tarefas serão divulgadas ao longo da semana e sempre após o recreio, pois as aulas estarão acontecendo normalmente das 7h40 às 10h05. O encerramento será no sábado, dia 10, pela manhã, quando as últimas tarefas deverão ser cumpridas.

A Coopec se prepara para mostrar durante a gincana muita cor, diversão, cooperação, mas, acima de tudo, integração.

 Coopec apoia cultura 

O aluno já formado pela Coopec e artista, Gustavo Waz, levou até a escola um espetáculo que mistura teatro e arte circense e que tem uma mensagem de empoderamento para os dias atuais, reforçando a ideia de não deixar os sonhos morrerem. Foram duas apresentações, uma pela manhã e outra à tarde.

A criação, de acordo com Gustavo, foi coletiva e direcionada, com todos os participantes imprimindo um pouco de si na história. Eles fazem parte da Start Realizações Artísticas, que nessa apresentação contou com: Medy Fernandes – na Lira, Malu Araújo – contorção, David Destreza – malabares, Gustavo Waz – tecido aéreo e texto e Helen Barros – cantora.

Transversalidade traz tema de cidadania às aulas na Coopec 

Alunos do 6º Ano B, do Ensino Fundamental I da Coopec, tiveram a ideia de arrecadar brinquedos para distribuir no Dia das Crianças, durante a aula da Profª Mônica Schaffer. A professora é docente das disciplinas de Artes e Ética. Com isto foi possível trabalhar com a interdisciplinaridade organizando as doações e fazendo os pacotes de presentes nas aulas das disciplinas, trabalhando em Ética com o tema “Fazer o bem sem olhar a quem”.

A Escola de Educação Infantil Corália Schaffer, no Bairro São Lucas, em Canela, foi escolhida para receber as doações. A professora organizou o transporte para que os alunos pudessem todos se deslocar até a escola municipal e participarem da entrega, com a presença da conselheira da turma, Profª Ana Alves.

Já o 6º Ano A fez uma outra ação que foi a visita ao Asilo de Canela, Oásis Santa Ângela, onde levaram umas lembrancinhas confeccionadas nas aulas de Artes e também trabalharam a mesma questão de Ética, com a Profª Mônica.

Coopec em viagem cultural a Curitiba

Já se tornaram uma tradição na Coopec as viagens culturais, espaços múltiplos de aprendizagem. De acordo com o vice-diretor Cassiá Antonio Melo Reis: “Na verdade nossos alunos aguardam ansiosos para saber qual será o próximo destino…” Missões, Rio, Uruguai, Argentina e Curitiba foram os últimos lugares visitados pela escola.

Cassiá conta que teve o privilégio de viajar com eles para Curitiba ao lado da Professora e Tesoureira da escola, Nanci Bohrer e da Professora Ana Alves.  A capital do Paraná, além de ser uma cidade muito limpa e organizada, de acordo com os professores, proporcionou a oportunidade de aprender com a sua história. Todos ficaram encantados com a beleza dos parques, praças e museus.

Cassiá ainda reforçou que os alunos foram incríveis em todos os sentidos: parceiros, educados e amigos. Uma integração muito legal entre alunos do 9º Ano e do Ensino Médio 1º e 3º Anos, somando 25 alunos, bem como com os professores que acompanharam a viagem.

Alguns locais que foram visitados: o Jardim Botânico, o Jardim das Sensações, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Bosque do Papa, Museu do Olho ou Oscar Niemayer, Parque Biguaçu, Centro Histórico e Memorial de Curitiba.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de fazer o passeio de trem de Curitiba a Morretes, onde conheceram o famoso prato típico chamado de barreado. E de subir na torre da Oi, onde é possível ver Curitiba de cima num ângulo de 360 graus, com uma altura igual a um prédio de 40 andares.

A viagem aconteceu de 04 a 07 de outubro e mais uma vez a proposta de viagem oferecida pela escola foi um sucesso!

 

Alunos do Ensino Médio realizam saída de campo na disciplina de Biologia

Na quinta-feira, dia 27 de setembro, os alunos do 2°ano B estiveram em uma saída de campo da disciplina de Biologia, com o Professor Raoni Gonçalves, no Zoológico de Sapucaia do Sul. A saída de campo faz parte do conteúdo programático da disciplina e tem por objetivo despertar o interesse dos alunos sobre o estudo do reino dos animais.

Durante a saída a campo, os alunos puderam observar diversos animais exóticos e outros nativos do Brasil, sendo peixes, anfíbios, répteis, aves e  mamífero.

Durante a visita ao zoo os alunos fotografaram os animais e anotaram informações sobre o local de origem, nome científico, tempo de vida e de gestação dos animais com o intuito de produzir um relatório de campo, o qual deverá conter também uma resenha crítica sobre o atual estado físico e anímico dos animais, além das condições ambientais em que se encontram no zoológico. 

O relatório de campo deverá conter também uma análise crítica sobre as questões éticas e legais do confinamento de animais silvestres para a simples visitação do homem.

A segunda etapa da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática, 13ª edição da competição nacional, contou com os seguintes representantes da Coopec:

Nível 1 –  Kaleb Magnus Pinto

Pedro Cella Alvares

Nível 2 – Júlia Cella Alvares

Laura Stemkowski Capellaro

Nível 3 – Ana Júlia Lodea Viezze

Leandro Gabriel Caporale

Lucas König Justin

Sandro Dinarte Borges Júnior

Thaís Barros Feier

Tiago Rutzen

Agora é aguardar o resultado desta última etapa.

Continuamos torcendo por vocês!

Comemorações Semana Farroupilha

A Coopec programou uma série de atividades para comemorar a Semana Farroupilha, iniciando na manhã do dia 18 de setembro com um recreio estendido organizado pelo 3º B do Ensino Médio que assou salsichão e serviu no pão com um molho especial. A turma de formandos também preparou atividades ligadas à cultura gaúcha, envolvendo todos os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, entre elas a escolha da prenda e do gaúcho com a melhor indumentária e tiro de laço.

À tarde, no mesmo dia 18, os alunos do Fundamental I e Pré tiveram atividades em sala de aula, ligadas a data comemorativa, além de também terem o recreio estendido, quando desfilaram com suas bombachas, vestidos e demais acessórios da tradição do nosso Rio Grande.

Para culminar, na noite do dia 18, houve a Feira do Gaúcho, a partir das 18h30min no Salão de Atos da Coopec, onde os alunos do 5º ano fizeram apresentações especiais para alunos, professores e pais.

E no dia 19 de setembro a turma do 3º A do Ensino Médio comandou uma churrascada, no formato de espetinhos, lembrando mais esta atividade da culinária gaúcha.

Estas comemorações proporcionam à comunidade escolar um estreitamento de laços com a cultura e história de nosso estado, mantendo viva a tradição e o orgulho de ser gaúcho.

Intercâmbio de conhecimento

A Escola Estadual João Corrêa, de Canela, convidou os alunos da Coopec para prestigiarem a Feira de Ciências deles.

Na última quinta-feira, 30 de agosto, acompanhados pelos professores, os alunos da Coopec se deslocaram até a escola estadual e puderam observar a produção científica gerada por aqueles alunos.

Foi um momento de intercâmbio de conhecimento científico e troca de experiências, propiciando ainda um maior envolvimento com outros alunos da cidade de Canela, ampliando o círculo de colegas gerado dentro da Coopec. Além de oferecer para os alunos da Coopec um momento de descontração onde se intensificam as relações aluno-aluno e aluno-professor.

Unidade sobre alimentos se transforma em almoço

Os alunos do 1º B do Ensino Médio trabalharam durante o mês de agosto, na disciplina de Língua Inglesa, da Profª Claudia Jahnke, os alimentos, suas propriedades e hábitos alimentares em diferentes lugares do mundo.

Além do enriquecimento de vocabulário houve uma discussão sobre os hábitos alimentares de cada um, avaliando se sua rotina era saudável ou não. Os alunos aprenderam sobre dietas saudáveis pelo mundo, como o caso dos japoneses e da dieta mediterrânea. 

Mas as descobertas não ficaram apenas nos alimentos, discutiram sobre hábitos saudáveis como manter a positividade, manter a mente ativa, acreditar em si mesmo, amar as pessoas e gostar de ajudar os outros, todos eles responsáveis para que se tenha uma vida longa e saudável.

Assistiram a mais um episódio do DVD que acompanha o livro tratando a respeito de distúrbios na alimentação, como anorexia e excesso de alimentação, resultando em sobrepeso ou até mesmo obesidade.

Para consolidar este aprendizado os alunos e a professora foram almoçar juntos, logo após a aula, quando os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o prato que iriam comer, falando todos os alimentos que pegaram em inglês. Foi muito divertido!

Temas transversais são abordados em Língua Inglesa

Os temas transversais: gênero, preconceito e discriminação foram base para um projeto desenvolvido pelo 9º ano do Ensino Fundamental II. O livro da disciplina, da Cambridge University, trouxe estes temas através da Organização “No More”, que defende o fim da violência doméstica e do assédio sexual. Nesta campanha internacional estrelas do cinema e de seriados protagonizam posters abordando o tema da violência contra as mulheres. 

Com base nesta organização é que foi desenvolvido o projeto da turma, projeto este da disciplina de Língua Inglesa, da Profª Claudia Jahnke, que propôs um olhar reflexivo sobre temas comuns no meio destes alunos, principalmente questões que os afligem na comunidade escolar.

A partir de um brainstorm onde cada grupo coletou ideias para a montagem de seus posters os alunos, com a ajuda do aplicativo “canva”, montaram seus trabalhos que estão expostos no mural da escola.

Além da confecção deste trabalho a Profª Claudia aproveitou para ensinar aos alunos como funciona uma poster session, atividade que terão que desenvolver quando forem universitários, dentro de poucos anos. Cada grupo então apresentou para o grande grupo o seu trabalho e teve seu primeiro momento de poster session.

Aprendizagem Significativa no Ensino Fundamental I

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I da Coopec desenvolveram durante o mês de agosto uma pesquisa sobre animais peçonhentos: aranhas e serpentes. Os professores das duas turmas da escola Joídne Gomes Idalino e Nivia Strasburger Konorath, juntamente com o professor do Laboratório de Ciências, Sérgio Henrique Licks, desenvolveram uma longa pesquisa sobre estes animais em fontes confiáveis como os sites do Instituto Oswaldo Cruz e do Instituto Butantan.

A ideia, segundo o Prof. Sérgio, foi tirar o medo de animais peçonhentos, que todo mundo tem. O trabalho foi realizado da seguinte forma: uma turma pesquisou sobre as aranhas e a outra sobre as serpentes. Após a pesquisa o Prof. Sérgio montou um stand interativo, com materiais reciclados.

Na disciplina de Ciências tudo o que as crianças aprendem em sala de aula é desenvolvido na prática em laboratório, o que estimula a pesquisa científica, a curiosidade de futuros inventores, enfim, concretiza o que é ensinado resultando assim em uma aprendizagem significativa.

Aprendizagem Significativa na Disciplina de Física

As turmas do 3º ano do Ensino Médio da Coopec, na disciplina de Física, enquanto estudavam eletricidade desenvolveram um projeto para manuseio e concretização do conteúdo programático.

A Profª Elisete Fabbretti, sempre inclui estes projetos em suas disciplinas para que os alunos possam tangibilizar o que é ensinado em sala de aula, teoria e prática de mãos dadas.

Os alunos, utilizando materiais recicláveis, criaram luminárias e organizaram uma mostra com todas as suas produções. É visível o envolvimento e motivação gerados por estes projetos, que culminam em uma aprendizagem significativa.

A mostra aconteceu no hall da escola e teve a visitação de alunos, pais e visitantes externos, criando um espaço de integração entre escola e comunidade, através do conhecimento.

Homenagem aos pais Coopec

Nos dias 8 e 9 de agosto os alunos do pré e do 1º ano do Ensino Fundamental fizeram homenagens aos pais.

A Coopec entende que pai é aquele que dá amor, que educa e que é responsável pela criação de crianças e jovens. Nos dias atuais a figura do pai pode estar num avô, numa mãe, numa avó e em tantas outras possibilidades que a vida moderna nos presenteou.

Pais emocionados, postando as apresentações nas redes sociais e declarando a importância deste momento de reconhecimento da figura paterna, em todas as suas formas.

Para a escola este é um momento especial, assim como o foi o Dia das Mães, dentro dos mesmos parâmetros, de que quem cuida e dá amor e impõe os limites necessários, estes são os verdadeiros pais. 

Esta aproximação da família com a escola é primordial para que se efetive um ensino de qualidade e com resultados positivos.

Coopec recebe intercambistas

No primeiro semestre deste ano a Coopec recebeu um intercambista canadense, Cooper  Charles Edey. Ele acompanhou os estudos junto à 3ª série do Ensino Médio. Voltou ao seu país, após alguns meses de convivência com a comunidade da escola.

Agora em agosto chegaram mais três intercambistas, desta vez da Itália, o Filippo Sornig, da Alemanha, a Valesca Windt e do México, o Fabian Alberto Yañez Sanchez. Todos estão em turmas da 2ª série do Ensino Médio.

A Valesca vem da cidade de Bremen, no Norte da Alemanha. Ela tem 16 anos e escolheu vir para o Brasil, dentre as diversas opções que tinha para realizar o intercâmbio. Valesca pontua que o Brasil tem uma grande diferença em termos de comportamento das pessoas, mas é justamente isto que ela tanto aprecia. A família que está recebendo a Valesca, segundo ela, tem muita receptividade e dá a atenção necessária a ela.

Fabian, mora numa ilha no México, próxima ao Golfo do México, Ciudad Del Carmen, no sul do país. Ele está com 17 anos e em princípio não havia escolhido o Brasil como um dos destinos, mas agora que está aqui está amando. Ele compara com o seu país em termos de atitudes das pessoas e por isso está gostando tanto. Em relação à família que o está recebendo ele relata que dão a mesma atenção e amor que recebe da sua família no México.

Filippo Sornig, é da cidade de Trieste, perto de Veneza. Ele tem 16 anos e ficou surpreso com a sua percepção ao chegar aqui. Segundo ele na Itália as pessoas só falam coisas ruins a respeito do Brasil e ele se surpreendeu e garante que quando retornar para seu país irá falar para as pessoas que elas estavam erradas e que o Brasil não é da maneira como elas falam. Ele se surpreendeu também com a família que o está recebendo aqui em Canela, lá na Itália ele tem duas irmãs e aqui também e um dos irmãos está também em intercâmbio e o nome dele é Felipe, muitas coincidências que o deixam confortável. 

O Rotary é o responsável pelo intercâmbio dos três alunos e promoverá ao longo da estada deles no país algumas viagens de turismo para que conheçam mais o Brasil. Além disso, na semana de 6 a 10 de agosto eles participaram de uma imersão na língua portuguesa para ajudá-los a acompanhar os estudos e a se comunicarem com suas famílias.

Valesca acrescentou que gostou muito dos uniformes da Coopec, afirmando que são extremamente confortáveis. Já para Fabian a receptividade dos alunos na escola tem sido o ponto alto. E Filippo disse que se sente especial na Coopec, pois todos o param, querendo falar com ele.

Sinhazinhas e Caipirinhas do Arraiá da Coopec 2018

No último dia 13 de julho, a Coopec fez o seu tradicional “Arraiá”. Direção, professores e alunos fizeram a festa ao lado de familiares e amigos. Teve delícias muito disputadas como as pizzas individuais com uma super cobertura, feitas na hora e com aquela massa crocante e irresistível. E este ano, além das guloseimas tradicionais teve a porção de mini churros com doce de leite. Agora quem perdeu terá que esperar a próxima edição em 2019. 

Atrações na área externa, na quadra poliesportiva, com brinquedos infláveis que fizeram a alegria da criançada. A pescaria e tiro ao alvo que protagonizaram filas e a famosa cadeia que fez os alunos correrem pela festa, dando aquele ar de felicidade.

Foram escolhidos a Sinhazinha e o Caipirinha entre os alunos do Ensino Fundamental I, divididos em duas categorias de acordo com a faixa etária, e o resultado foi:

Alice Rodrigues Alves, do Pré I B e Pier Paolo Dani, do 2º Ano A na categoria do Pré ao 2º Ano.

Martina Cardoso Araújo, do 5º Ano A e Marco Antônio Marcon, do 3º Ano A na categoria do 3º ao 5º Ano.

A festa começou às 15 horas, já com o ginásio lotado, e foi até 20 horas sob protestos dos alunos que queriam ficar ainda mais tempo por lá. Muita animação, música excelente e comilança pra lá de boa. Resta-nos agora esperar pelo próximo Arraiá, em 2019.

Alunos classificados para segunda etapa da OBMEP

Saiu a lista dos classificados na primeira etapa da Obmep, que ocorreu no dia 5 de julho passado. Os alunos classificados foram:

Nível 1 –  Kaleb Magnus Pinto

               Pedro Cella Alvares

Nível 2 – Júlia Cella Alvares

              Laura Stemkowski Capellaro

Nível 3 – Ana Júlia Lodea Viezze

              Leandro Gabriel Caporale

              Lucas König Justin

              Sandro Dinarte Borges Júnior

              Thaís Barros Feier

              Tiago Rutzen

A prova da segunda etapa será em setembro. 

Estamos torcendo por vocês!

Arraiá da Coopec

Nesta sexta, dia 13 de julho de 2018, a Coopec realizará o seu tradicional “Arraiá”. A escola está se preparando com professores e alunos envolvidos na decoração. 

A festa será no ginásio de esportes da escola e tem início às 15 horas. Prepare seu traje, coloque um sorriso no rosto e venha se divertir com as brincadeiras e apresentações.

Neste dia serão escolhidos a Sinhazinha e o Caipirinha entre os alunos do Ensino Fundamental I, divididos em duas categorias de acordo com a faixa etária, e a premiação está linda!

Anote na sua agenda e participe!

Educa Esportes em parceria com a Coopec organiza campeonato de vôlei

O professor de Educação Física e Vice-diretor da escola, Cassiá Antônio Melo Reis, tem um projeto de incentivo ao esporte, denominado Educa Esportes e organizou no sábado, dia 30 de junho, uma competição de vôlei no ginásio da Coopec.

Foram 5 equipes mistas disputando das 8h30 às 12h30. Prof. Cassiá destaca o evento com uma grande importância em termos de integração não apenas entre os alunos que competiram, mas também com todos os presentes, entre amigos, colegas e familiares que foram torcer.

Cassiá também registrou a necessidade de promover outros esportes, além do futebol, por isso esta competição de vôlei e acrescenta que também está em andamento uma competição de badminton.  

A equipe vencedora foi os “ Champions” formada por: Milena, Mateus, Murian, Vinícios, Mel, Manuela e Sandro.

Clique aqui para visualizar as fotos!

Alunos do 3º A inovam para angariar fundos para a formatura

Os alunos da 3ª série A do Ensino Médio organizaram um karaokê durante o recreio estendido na Coopec. Foram 13 apresentações e 34 alunos envolvidos, pois algumas apresentações foram em grupo.

A abertura do evento foi feita pela banda Anyway, da qual participa um dos alunos da turma, o Igor. Logo os inscritos para o karaokê começaram a subir ao palco, alguns acompanhados pelos músicos da banda, outros utilizando o sistema de karaokê eletrônico e ainda alguns alunos tocaram violão, enquanto cantavam, demonstrando seus dons para a música.

Foi organizada uma mesa de jurados, composta por professores, coordenadores e a vocalista da banda Anyway.

Teve premiação e os vencedores foram: em primeiro lugar a aluna Alice, do 7º ano do Fundamental, que cantou “Woman”, e também tocou seu violão, encantando a todos. Em segundo lugar a aluna Tabita, do ensino médio, que cantou com uma linda voz “The Ocean” e em terceiro lugar o aluno Klaus, também do ensino médio, que cantou e tocou seu violão interpretando a música “Amigo Estou Aqui”, uma letra muito emocionante.

Alunos Coopec surpreendem durante jogo do Brasil na Copa

A Coopec patrocinou um momento de integração com os alunos ao assistir um dos jogos da Copa do Mundo no Salão de Atos da escola. Foi colocado telão e alugado um carrinho de pipoca, distribuída gratuitamente aos alunos durante o jogo. Estavam reunidas todas as turmas do 6º ano ao Ensino Médio.

Professores, coordenadores e direção presentes puderam constatar o comportamento adequado de seus alunos, que vibraram, se empolgaram, mas em nenhum momento demonstraram má educação ou comportamentos inadequados. Foi uma confraternização alegre e que entusiasmou todos os presentes.

A surpresa estava reservada para o final do jogo. Como sempre cada aluno recolocou sua cadeira no local apropriado e neste momento foi perceptível o chão com pipoca e sacolas plásticas. Assim que os alunos viram a sujeira começaram, sem que ninguém pedisse, a juntar as sacolas e com os pés juntar a pipoca espalhada no chão. Não demorou muito e outros alunos chegaram com vassouras e pás. O salão ficou limpo e organizado em poucos minutos.

Alguns professores se envolveram na organização e todos ficaram surpreendidos e muito felizes com esta atitude de cooperação e cidadania. Os nossos parabéns para os alunos da Coopec!

 

Coopec conquista 1º lugar no Futsal da Olimpec

 Os alunos da Coopec, Categoria Sapequinha, ficaram em 1º lugar na Olimpec – Olimpíada Estudantil de Canela, na modalidade do futsal. A Olimpíada reúne alunos de todas as escolas do município.

Foram 8 equipes que disputaram no último dia 13 de junho o futsal nesta categoria e os jogadores da Coopec eram: Gustavo, Felipe, Vitor, Luís Antônio, Mateus, Diogo e Rafael, todos do 3º ano do ensino fundamental. O aluno Rafael Zini foi escolhido como jogador destaque do campeonato.

A partida final foi decidida nos pênaltis e o goleiro defendeu duas cobranças, que resultou na vitória por 2 a 1 para a Coopec.

O time foi treinado pelo Professor de Educação Física e Vice-diretor da escola, Cassiá Antônio Melo Reis.

A Olimpec segue até o final do ano com outras modalidades.

Menção Honrosa da OBMEP para alunos da Coopec 

A aluna Julia Cella Alvares, do 8º ano, e o aluno Kalebe Magnus Pinto, do 7º ano, receberam uma menção honrosa por terem obtido destaque na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática, no ano de 2017, na 13ª edição da competição nacional.

Eles foram os únicos alunos no município de Canela, da categoria deles, a receberem esta distinção.

A intenção do governo brasileiro com esta olimpíada é descobrir novos talentos da matemática para o país.

A Coopec  sente-se orgulhosa pelos seus alunos, Julia e Kalebe, que este ano competem novamente, na 14ª edição.

A primeira fase da competição aconteceu no início de junho e seguirá no mês de setembro, com a segunda fase, ocasião em que apenas os melhores classificados da primeira etapa, no país, participarão. Boa sorte para os 21 inscritos desta primeira etapa!

Professores da Coopec se reúnem para capacitação

 Sábado, dia 9 de junho, os professores da Coopec estiveram reunidos das 9 às 11h30min no Salão de Atos da escola para capacitação sobre a Base Nacional Comum Curricular.

O Prof. Jorge Luís Carcardo, de Minas Gerais, palestrante da Somos Educação, professor de biologia e neurocientista, foi o facilitador para entender a Base Nacional Comum Curricular e suas relações com o ambiente escolar. “Este processo depende inteiramente dos professores e é muito importante que eles abracem esta causa, que façam críticas e correções a ela, pois quem está dentro de sala de aula é o professor, mas que é necessário que ela aconteça”, disse o Prof. Jorge.

Num momento em que os planos de ensino do Ensino Fundamental estão sendo todos atualizados para atender a esta nova concepção de aprendizagem, dentro de uma base comum para todo o Brasil, os esclarecimentos trazidos pelo palestrante foram orientadores e poderão ajudar na prática a construção dos planos pelos professores.

A manhã de sábado foi de muito aprendizado, mas também de confraternização, pois os professores foram recepcionados com um café da manhã oferecido pela direção da escola e tiveram um momento único de confraternização.

Teatro na Coopec aborda o tema de alimentação saudável

As crianças do pré ao 5º ano conhecerão esta semana o palhaço Félix, muito divertido e animado que entre um momento e outro de sua apresentação encontra alguma maneira de comer uma “porcaria” (salgadinhos, chocolate…). 

Com o desenrolar da peça o Félix começa a não se sentir muito bem. O que será que vai acontecer com ele? Reclama, sente dores… Coitado! 

Enquanto ele passa mal ouve uma voz que vai tentar ajudá-lo. Que voz é essa? Bom, terá que ver no espetáculo! Curioso?

Então não pode faltar dia 14 de junho, à tarde, no Salão de Atos da Coopec. A peça tem duração de 50 minutos, traz no elenco Rodrigo Bach e faz parte do Projeto Alimentação Saudável.

Nova Época faz Caderno Especial sobre a Coopec

Nesta sexta-feira, dia 25 de maio, o Nova Época, jornal da Serra Gaúcha irá contar a história da Coopec, através de um caderno especial. A história da instituição de ensino, os profissionais que a fundaram e o caminho percorrido que hoje faz desta escola uma referência na Região das Hortênsias.

Será possível conhecer os profissionais que atuam na Coopec, a proposta de ensino, além de depoimentos de membros do conselho da cooperativa sobre momentos de superação que antecederam esta fase de pleno crescimento que vive a instituição.

A Diretora da Coopec, Jane Pessin Meyer, descreve a importância deste destaque no Jornal Nova Época como um momento de valorização da escola, propiciando para toda a população da região o conhecimento da história trilhada pela instituição que é referência na sua área, servindo de exemplo para outras instituições.

Caderno Especial No Nova Época!

Coopec na Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas – Obmep teve a  aplicação de provas da primeira fase no dia 5 de junho. Os melhores classificados irão para a segunda fase, que acontecerá em setembro.

A implantação do Clube da Matemática da Coopec, que aconteceu no início do ano, incentivou ainda mais os alunos da escola. Eles estão se preparando para a prova, treinando o raciocínio lógico e, com questões lúdicas, desenvolvendo ainda mais o gosto pela matemática.

Foram 21 alunos inscritos: sendo 7 alunos do nível 1, 8 do nível 2 e 6 do nível 3. As provas foram aplicadas no Salão de Atos da Coopec, no período da manhã.

Turmas do Pré e Primeiro Ano do Fundamental I comemoraram o Dia das Mães na Coopec

Na quarta-feira, dia 9 de maio, o Salão de Atos da Coopec ficou pequeno ao receber as mães e familiares dos alunos das turmas de Pré e Primeiro Ano do Fundamental I. O objetivo foi demonstrar, através das Artes, o amor dos filhos por este ser que os recebeu e os acolhe diariamente – Mãe!

Cada turma preparou com o professor uma apresentação, que envolveu música, teatro, poesia, cuidadosamente escolhidos pelos professores e coordenação com o intuito de promover carinho, atenção e respeito neste dia tão importante. 

Ao final de cada apresentação os pequenos se dirigiam até suas mães levando um mimo para celebrar o dia, mas além deste carinho, durante a semana, os alunos prepararam em sala de aula lembrancinhas para dar de presente no Dia das Mães: foram bolachinhas confeitadas, cappuccino, tortinhas, docinhos enfeitados pelos próprios alunos, que fizeram o trabalho artesanal.

As demais turmas irão celebrar o Dia da Família em evento a ser apresentado em breve. Acompanhe a página da Coopec para ficar por dentro das datas e eventos: www.coopeccanelars.com.br

Cápsula do Tempo na Coopec

A Professora Greice Santos começou a trabalhar na Coopec no ano de 2015, na época assumiu as disciplinas de Artes e Ética com alunos do 6º ao 9º anos. Com a turma do 8º ano, na época, surgiu a ideia de fazer uma “cápsula do tempo”, na época os alunos escreveram mensagens sobre o que pensavam que o futuro reservava para eles. Estas mensagens estão trancadas, num baú, com a direção da escola, e serão abertas quando os alunos estivessem no ano de formatura, no terceiro ano do ensino médio.

Desta forma os alunos observarão as mudanças de cada um com o passar dos quatro anos que separam o 8º ano do ensino fundamental II, do terceiro ano do ensino médio. Segundo a Profª Greice os alunos, tendo tudo por escrito, poderão se dar conta desta mudança no momento de abertura da “cápsula do tempo” com as memórias lá registradas e sentirem alegria em relembrar uma época que não volta mais.  

A abertura da “cápsula do tempo” será em 2019, com a presença da Profª Greice. Os alunos pouco se lembram do conteúdo e terão momentos de nostalgia com esta atividade, que promete envolver a turma em boas lembranças e o sentimento de grupo, tão importante no final desta etapa de vida na escola.

Olimpec

A Coopec está participando da 25ª Olimpec – Olimpíada Estudantil de Canela que tem competições nas categorias de futsal, vôlei, handebol, basquete, badminton, gincanas, atletismo, entre outros.

Na abertura do evento, na última semana de abril, o vice-diretor da Coopec Cassiá Antonio Melo Reis, carregou a tocha olímpica, ao lado do filho, pois ele representa estes 25 anos da olimpíada, uma vez que participou como aluno e agora como professor e seu filho, está participando também, mais uma geração envolvida nas competições.

A Coopec irá participar de algumas modalidades, respeitando o calendário da escola, nas competições que se estendem até o final do ano.

Coopec investe em novo website

Em março de 2018 iniciou um processo em busca de uma modernização para o site da Coopec, principalmente com o objetivo de facilitar o contato com os diferentes departamentos da escola e seus responsáveis, permitindo uma melhor acessibilidade digital à Instituição.

A conclusão da nova página aconteceu no final de abril e, de acordo com depoimentos de pais e responsáveis, ficou muito mais fácil entender os objetivos da escola, mostrar o que é oferecido.

É possível acessar a história da Instituição, conhecer a missão, visão e valores, quem são os colaboradores e os diversos serviços oferecidos. Também, de extrema importância, a ouvidoria – um canal aberto de contato com direção e administração da escola.

O novo layout, de acordo com a diretora Jane Pessin Meyer, passa credibilidade e supre as necessidades daqueles que buscam conhecer a Coopec através de uma inserção virtual. 

O endereço digital continua o mesmo: www.coopeccanelars.com.br

Formandos do Ensino Médio da Coopec inovam na arrecadação de verba para a formatura

A turma do terceiro B da Coopec criou uma forma inédita na escola para poupar dinheiro para a formatura. Eles irão preparar duas peças de teatro, uma para crianças da Educação Infantil e Fundamental I e outra para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio.  As peças deverão começar a ser apresentadas a partir de junho na própria Coopec, com valores populares. E estas apresentações poderão ser feitas em escolas da cidade, conforme interesse e procura, disse a diretora da escola, Jane Pessin Meyer.

As alunas Isis Berti Vázquez e Vanessa Franceschi Lopes estarão liderando a turma neste projeto. Os alunos deste grupo têm um histórico na escola com atividades envolvendo o teatro, desde que estavam no Ensino Fundamental I e, então, decidiram utilizar este dom da turma para reverter em benefícios para a formatura deles.

Coopec na Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas – Obmep acontece desde 2005, mas foi no ano passado, na 13ª edição, que as escolas particulares foram incluídas pela primeira vez. A intenção da Olimpíada é descobrir novos talentos na área para o Brasil. Existem duas categorias de premiação, uma para as escolas públicas e a outra para as particulares.

No ano passado a Coopec entrou na competição no Nível 1, de 6º e 7º anos, Nível 2, 8º e 9º anos e Nível 3, todo o Ensino Médio. As provas envolvem muitas questões de lógica e obedecem ao conhecimento de cada nível.

Nesta primeira participação da escola, em 2017, alunos do Nível 1, a Júlia Cella Alvares e o Kalebe Magnus Pinto receberam menção honrosa, os únicos alunos de Canela que receberam esta distinção no Nível 1, entre as distribuídas em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Este ano a prova acontece em 6 de junho, a primeira fase, e os melhores classificados na primeira fase irão para a segunda fase, que acontecerá em setembro.

Segundo a Professora de Matemática, Daniela Nicodem Zanatta, ”há muitos alunos apaixonados por matemática e essa olimpíada veio como um ótimo incentivo para que continuem buscando conhecimento. Sou uma entusiasta da olimpíada!”

Os professores e direção incentivam em sala de aula a participação dos alunos. E neste ano a escola conta, além da monitoria em matemática, com o Clube da Matemática.

Mais informações: 

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec 

54 98117-5361

DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91