Blog

Alunos classificados para segunda etapa da OBMEP

Saiu a lista dos classificados na primeira etapa da Obmep, que ocorreu no dia 5 de julho passado. Os alunos classificados foram:

Nível 1 –  Kaleb Magnus Pinto

               Pedro Cella Alvares

Nível 2 – Júlia Cella Alvares

              Laura Stemkowski Capellaro

Nível 3 – Ana Júlia Lodea Viezze

              Leandro Gabriel Caporale

              Lucas König Justin

              Sandro Dinarte Borges Júnior

              Thaís Barros Feier

              Tiago Rutzen

A prova da segunda etapa será em setembro. 

Estamos torcendo por vocês!

Arraiá da Coopec

Nesta sexta, dia 13 de julho de 2018, a Coopec realizará o seu tradicional “Arraiá”. A escola está se preparando com professores e alunos envolvidos na decoração. 

A festa será no ginásio de esportes da escola e tem início às 15 horas. Prepare seu traje, coloque um sorriso no rosto e venha se divertir com as brincadeiras e apresentações.

Neste dia serão escolhidos a Sinhazinha e o Caipirinha entre os alunos do Ensino Fundamental I, divididos em duas categorias de acordo com a faixa etária, e a premiação está linda!

Anote na sua agenda e participe!

Educa Esportes em parceria com a Coopec organiza campeonato de vôlei

O professor de Educação Física e Vice-diretor da escola, Cassiá Antônio Melo Reis, tem um projeto de incentivo ao esporte, denominado Educa Esportes e organizou no sábado, dia 30 de junho, uma competição de vôlei no ginásio da Coopec.

Foram 5 equipes mistas disputando das 8h30 às 12h30. Prof. Cassiá destaca o evento com uma grande importância em termos de integração não apenas entre os alunos que competiram, mas também com todos os presentes, entre amigos, colegas e familiares que foram torcer.

Cassiá também registrou a necessidade de promover outros esportes, além do futebol, por isso esta competição de vôlei e acrescenta que também está em andamento uma competição de badminton.  

A equipe vencedora foi os “ Champions” formada por: Milena, Mateus, Murian, Vinícios, Mel, Manuela e Sandro.

Clique aqui para visualizar as fotos!

Alunos do 3º A inovam para angariar fundos para a formatura

Os alunos da 3ª série A do Ensino Médio organizaram um karaokê durante o recreio estendido na Coopec. Foram 13 apresentações e 34 alunos envolvidos, pois algumas apresentações foram em grupo.

A abertura do evento foi feita pela banda Anyway, da qual participa um dos alunos da turma, o Igor. Logo os inscritos para o karaokê começaram a subir ao palco, alguns acompanhados pelos músicos da banda, outros utilizando o sistema de karaokê eletrônico e ainda alguns alunos tocaram violão, enquanto cantavam, demonstrando seus dons para a música.

Foi organizada uma mesa de jurados, composta por professores, coordenadores e a vocalista da banda Anyway.

Teve premiação e os vencedores foram: em primeiro lugar a aluna Alice, do 7º ano do Fundamental, que cantou “Woman”, e também tocou seu violão, encantando a todos. Em segundo lugar a aluna Tabita, do ensino médio, que cantou com uma linda voz “The Ocean” e em terceiro lugar o aluno Klaus, também do ensino médio, que cantou e tocou seu violão interpretando a música “Amigo Estou Aqui”, uma letra muito emocionante.

Alunos Coopec surpreendem durante jogo do Brasil na Copa

A Coopec patrocinou um momento de integração com os alunos ao assistir um dos jogos da Copa do Mundo no Salão de Atos da escola. Foi colocado telão e alugado um carrinho de pipoca, distribuída gratuitamente aos alunos durante o jogo. Estavam reunidas todas as turmas do 6º ano ao Ensino Médio.

Professores, coordenadores e direção presentes puderam constatar o comportamento adequado de seus alunos, que vibraram, se empolgaram, mas em nenhum momento demonstraram má educação ou comportamentos inadequados. Foi uma confraternização alegre e que entusiasmou todos os presentes.

A surpresa estava reservada para o final do jogo. Como sempre cada aluno recolocou sua cadeira no local apropriado e neste momento foi perceptível o chão com pipoca e sacolas plásticas. Assim que os alunos viram a sujeira começaram, sem que ninguém pedisse, a juntar as sacolas e com os pés juntar a pipoca espalhada no chão. Não demorou muito e outros alunos chegaram com vassouras e pás. O salão ficou limpo e organizado em poucos minutos.

Alguns professores se envolveram na organização e todos ficaram surpreendidos e muito felizes com esta atitude de cooperação e cidadania. Os nossos parabéns para os alunos da Coopec!

 

Coopec conquista 1º lugar no Futsal da Olimpec

 Os alunos da Coopec, Categoria Sapequinha, ficaram em 1º lugar na Olimpec – Olimpíada Estudantil de Canela, na modalidade do futsal. A Olimpíada reúne alunos de todas as escolas do município.

Foram 8 equipes que disputaram no último dia 13 de junho o futsal nesta categoria e os jogadores da Coopec eram: Gustavo, Felipe, Vitor, Luís Antônio, Mateus, Diogo e Rafael, todos do 3º ano do ensino fundamental. O aluno Rafael Zini foi escolhido como jogador destaque do campeonato.

A partida final foi decidida nos pênaltis e o goleiro defendeu duas cobranças, que resultou na vitória por 2 a 1 para a Coopec.

O time foi treinado pelo Professor de Educação Física e Vice-diretor da escola, Cassiá Antônio Melo Reis.

A Olimpec segue até o final do ano com outras modalidades.

Menção Honrosa da OBMEP para alunos da Coopec 

A aluna Julia Cella Alvares, do 8º ano, e o aluno Kalebe Magnus Pinto, do 7º ano, receberam uma menção honrosa por terem obtido destaque na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática, no ano de 2017, na 13ª edição da competição nacional.

Eles foram os únicos alunos no município de Canela, da categoria deles, a receberem esta distinção.

A intenção do governo brasileiro com esta olimpíada é descobrir novos talentos da matemática para o país.

A Coopec  sente-se orgulhosa pelos seus alunos, Julia e Kalebe, que este ano competem novamente, na 14ª edição.

A primeira fase da competição aconteceu no início de junho e seguirá no mês de setembro, com a segunda fase, ocasião em que apenas os melhores classificados da primeira etapa, no país, participarão. Boa sorte para os 21 inscritos desta primeira etapa!

Professores da Coopec se reúnem para capacitação

 Sábado, dia 9 de junho, os professores da Coopec estiveram reunidos das 9 às 11h30min no Salão de Atos da escola para capacitação sobre a Base Nacional Comum Curricular.

O Prof. Jorge Luís Carcardo, de Minas Gerais, palestrante da Somos Educação, professor de biologia e neurocientista, foi o facilitador para entender a Base Nacional Comum Curricular e suas relações com o ambiente escolar. “Este processo depende inteiramente dos professores e é muito importante que eles abracem esta causa, que façam críticas e correções a ela, pois quem está dentro de sala de aula é o professor, mas que é necessário que ela aconteça”, disse o Prof. Jorge.

Num momento em que os planos de ensino do Ensino Fundamental estão sendo todos atualizados para atender a esta nova concepção de aprendizagem, dentro de uma base comum para todo o Brasil, os esclarecimentos trazidos pelo palestrante foram orientadores e poderão ajudar na prática a construção dos planos pelos professores.

A manhã de sábado foi de muito aprendizado, mas também de confraternização, pois os professores foram recepcionados com um café da manhã oferecido pela direção da escola e tiveram um momento único de confraternização.

Teatro na Coopec aborda o tema de alimentação saudável

As crianças do pré ao 5º ano conhecerão esta semana o palhaço Félix, muito divertido e animado que entre um momento e outro de sua apresentação encontra alguma maneira de comer uma “porcaria” (salgadinhos, chocolate…). 

Com o desenrolar da peça o Félix começa a não se sentir muito bem. O que será que vai acontecer com ele? Reclama, sente dores… Coitado! 

Enquanto ele passa mal ouve uma voz que vai tentar ajudá-lo. Que voz é essa? Bom, terá que ver no espetáculo! Curioso?

Então não pode faltar dia 14 de junho, à tarde, no Salão de Atos da Coopec. A peça tem duração de 50 minutos, traz no elenco Rodrigo Bach e faz parte do Projeto Alimentação Saudável.

Nova Época faz Caderno Especial sobre a Coopec

Nesta sexta-feira, dia 25 de maio, o Nova Época, jornal da Serra Gaúcha irá contar a história da Coopec, através de um caderno especial. A história da instituição de ensino, os profissionais que a fundaram e o caminho percorrido que hoje faz desta escola uma referência na Região das Hortênsias.

Será possível conhecer os profissionais que atuam na Coopec, a proposta de ensino, além de depoimentos de membros do conselho da cooperativa sobre momentos de superação que antecederam esta fase de pleno crescimento que vive a instituição.

A Diretora da Coopec, Jane Pessin Meyer, descreve a importância deste destaque no Jornal Nova Época como um momento de valorização da escola, propiciando para toda a população da região o conhecimento da história trilhada pela instituição que é referência na sua área, servindo de exemplo para outras instituições.

Caderno Especial No Nova Época!

Coopec na Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas – Obmep teve a  aplicação de provas da primeira fase no dia 5 de junho. Os melhores classificados irão para a segunda fase, que acontecerá em setembro.

A implantação do Clube da Matemática da Coopec, que aconteceu no início do ano, incentivou ainda mais os alunos da escola. Eles estão se preparando para a prova, treinando o raciocínio lógico e, com questões lúdicas, desenvolvendo ainda mais o gosto pela matemática.

Foram 21 alunos inscritos: sendo 7 alunos do nível 1, 8 do nível 2 e 6 do nível 3. As provas foram aplicadas no Salão de Atos da Coopec, no período da manhã.

Turmas do Pré e Primeiro Ano do Fundamental Icomemoraram o Dia das Mães na Coopec

Na quarta-feira, dia 9 de maio, o Salão de Atos da Coopec ficou pequeno ao receber as mães e familiares dos alunos das turmas de Pré e Primeiro Ano do Fundamental I. O objetivo foi demonstrar, através das Artes, o amor dos filhos por este ser que os recebeu e os acolhe diariamente – Mãe!

Cada turma preparou com o professor uma apresentação, que envolveu música, teatro, poesia, cuidadosamente escolhidos pelos professores e coordenação com o intuito de promover carinho, atenção e respeito neste dia tão importante. 

Ao final de cada apresentação os pequenos se dirigiam até suas mães levando um mimo para celebrar o dia, mas além deste carinho, durante a semana, os alunos prepararam em sala de aula lembrancinhas para dar de presente no Dia das Mães: foram bolachinhas confeitadas, cappuccino, tortinhas, docinhos enfeitados pelos próprios alunos, que fizeram o trabalho artesanal.

As demais turmas irão celebrar o Dia da Família em evento a ser apresentado em breve. Acompanhe a página da Coopec para ficar por dentro das datas e eventos: www.coopeccanelars.com.br

Cápsula do Tempo na Coopec

A Professora Greice Santos começou a trabalhar na Coopec no ano de 2015, na época assumiu as disciplinas de Artes e Ética com alunos do 6º ao 9º anos. Com a turma do 8º ano, na época, surgiu a ideia de fazer uma “cápsula do tempo”, na época os alunos escreveram mensagens sobre o que pensavam que o futuro reservava para eles. Estas mensagens estão trancadas, num baú, com a direção da escola, e serão abertas quando os alunos estivessem no ano de formatura, no terceiro ano do ensino médio.

Desta forma os alunos observarão as mudanças de cada um com o passar dos quatro anos que separam o 8º ano do ensino fundamental II, do terceiro ano do ensino médio. Segundo a Profª Greice os alunos, tendo tudo por escrito, poderão se dar conta desta mudança no momento de abertura da “cápsula do tempo” com as memórias lá registradas e sentirem alegria em relembrar uma época que não volta mais.  

A abertura da “cápsula do tempo” será em 2019, com a presença da Profª Greice. Os alunos pouco se lembram do conteúdo e terão momentos de nostalgia com esta atividade, que promete envolver a turma em boas lembranças e o sentimento de grupo, tão importante no final desta etapa de vida na escola.

Olimpec

A Coopec está participando da 25ª Olimpec – Olimpíada Estudantil de Canela que tem competições nas categorias de futsal, vôlei, handebol, basquete, badminton, gincanas, atletismo, entre outros.

Na abertura do evento, na última semana de abril, o vice-diretor da Coopec Cassiá Antonio Melo Reis, carregou a tocha olímpica, ao lado do filho, pois ele representa estes 25 anos da olimpíada, uma vez que participou como aluno e agora como professor e seu filho, está participando também, mais uma geração envolvida nas competições.

A Coopec irá participar de algumas modalidades, respeitando o calendário da escola, nas competições que se estendem até o final do ano.

Coopec investe em novo website

Em março de 2018 iniciou um processo em busca de uma modernização para o site da Coopec, principalmente com o objetivo de facilitar o contato com os diferentes departamentos da escola e seus responsáveis, permitindo uma melhor acessibilidade digital à Instituição.

A conclusão da nova página aconteceu no final de abril e, de acordo com depoimentos de pais e responsáveis, ficou muito mais fácil entender os objetivos da escola, mostrar o que é oferecido.

É possível acessar a história da Instituição, conhecer a missão, visão e valores, quem são os colaboradores e os diversos serviços oferecidos. Também, de extrema importância, a ouvidoria – um canal aberto de contato com direção e administração da escola.

O novo layout, de acordo com a diretora Jane Pessin Meyer, passa credibilidade e supre as necessidades daqueles que buscam conhecer a Coopec através de uma inserção virtual. 

O endereço digital continua o mesmo: www.coopeccanelars.com.br

Formandos do Ensino Médio da Coopec inovam na arrecadação de verba para a formatura

A turma do terceiro B da Coopec criou uma forma inédita na escola para poupar dinheiro para a formatura. Eles irão preparar duas peças de teatro, uma para crianças da Educação Infantil e Fundamental I e outra para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio.  As peças deverão começar a ser apresentadas a partir de junho na própria Coopec, com valores populares. E estas apresentações poderão ser feitas em escolas da cidade, conforme interesse e procura, disse a diretora da escola, Jane Pessin Meyer.

As alunas Isis Berti Vázquez e Vanessa Franceschi Lopes estarão liderando a turma neste projeto. Os alunos deste grupo têm um histórico na escola com atividades envolvendo o teatro, desde que estavam no Ensino Fundamental I e, então, decidiram utilizar este dom da turma para reverter em benefícios para a formatura deles.

Coopec na Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas – Obmep acontece desde 2005, mas foi no ano passado, na 13ª edição, que as escolas particulares foram incluídas pela primeira vez. A intenção da Olimpíada é descobrir novos talentos na área para o Brasil. Existem duas categorias de premiação, uma para as escolas públicas e a outra para as particulares.

No ano passado a Coopec entrou na competição no Nível 1, de 6º e 7º anos, Nível 2, 8º e 9º anos e Nível 3, todo o Ensino Médio. As provas envolvem muitas questões de lógica e obedecem ao conhecimento de cada nível.

Nesta primeira participação da escola, em 2017, alunos do Nível 1, a Júlia Cella Alvares e o Kalebe Magnus Pinto receberam menção honrosa, os únicos alunos de Canela que receberam esta distinção no Nível 1, entre as distribuídas em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Este ano a prova acontece em 6 de junho, a primeira fase, e os melhores classificados na primeira fase irão para a segunda fase, que acontecerá em setembro.

Segundo a Professora de Matemática, Daniela Nicodem Zanatta, ”há muitos alunos apaixonados por matemática e essa olimpíada veio como um ótimo incentivo para que continuem buscando conhecimento. Sou uma entusiasta da olimpíada!”

Os professores e direção incentivam em sala de aula a participação dos alunos. E neste ano a escola conta, além da monitoria em matemática, com o Clube da Matemática.

Mais informações: 

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec 

54 98117-5361

DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91