Aprendizagem autônoma em espaços plurais.

Desde o início das aulas, na disciplina de Biologia, da professora Sabrina Sironi, os alunos têm vivenciado um estilo de aprendizagem autônomo, ativo, onde os alunos estão no centro do processo e não como meros espectadores.

Além deste aspecto de autonomia, que é uma das principais características que se quer desenvolver no aluno, os alunos estão aprendendo em espaços plurais. Graças à tecnologia, através de Lives – com profissionais da área da saúde, da criação de um perfil no Instagram @vacina.coopec, os alunos estão sendo protagonistas de sua aprendizagem e a professora Sabrina como guia na construção do saber e não apenas como expositora de conteúdo.

Conversei com alguns alunos, que estão fazendo a gestão do perfil no Instagram, para entender como estão percebendo este projeto, que tem como objetivo levar informações claras e de fundo científico sobre a Covid-19, gerando segurança e tranquilidade para a execução de ações orientadas pela Organização Mundial da Saúde e comunidade científica.

Para estes alunos o projeto se tornou algo bem maior do que idealizaram.  Ver os trabalhos sendo expostos, sendo compartilhados e toda comunidade escolar envolvida, traz um sentimento de orgulho pra eles e mostra o quanto são capazes de fazer o que quiserem, já que percebem que são o futuro e que podem mudar o mundo dessa forma, tendo iniciativa e vontade.

Acreditam que aprender sempre é bom, mas quando a aprendizagem sai da caixinha fica muito mais interessante, é desafiador. O resultado compensa e como a professora sempre diz: é biologia na prática!

Concluem falando sobre a importância da informação, mas da informação que vem de uma fonte segura. Pra estes alunos está sendo surpreendente entender sobre todos os processos que acontecem, por exemplo, antes de chegar a vacina.