Projeto de inclusão na Coopec através do ensino de Libras.

O ano de 2021 trouxe uma novidade na Coopec, a Língua Brasileira de Sinais foi inserida como disciplina curricular desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Libras é oficial no Brasil desde 2002, através da Lei Federal 10.436, e desde então, muitas instituições tentam tornar essa língua mais acessível e respeitada.

O projeto de inclusão visa proporcionar um contato com a língua, esclarecimentos sobre os usuários dela e mostrar uma nova forma de comunicação social.

Na Coopec, a Profª Keli dos Santos, agrupou os sinais por temática para facilitar o entendimento e uso dos alunos. Cada aluno recebeu um material impresso e vídeos, demonstrando o que foi aprendido, esses são enviados às famílias como forma de apoio para memorização dos sinais, porém as aulas são práticas e exploram o contato visual e habilidade motora para sinalizar.

A Profª Keli salienta: “Tivemos alguns momentos em que a teoria foi trabalhada com os alunos, visando melhor entendimento do possível contato que terão com surdos, pois esse contato não é a realidade vivenciada pela maioria dos pequenos.”

            Desde a inclusão da disciplina os alunos têm demonstrado enorme interesse e dedicação, levando os sinais aprendidos para a família e tornando a Libras cada vez mais acessível na nossa sociedade.         

           

Mais informações:

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec

54 98117-5361 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91