Projeto Escola/Comunidade: temas transversais e interdisciplinaridade presentes

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da Coopec tiveram recentemente uma vivência de aproximação entre a escola e a comunidade indígena Kaingang.

O projeto com o tema transversal dos povos originários envolveu as disciplinas de Educação Física, Geografia, História e Língua Portuguesa e teve como foco central o entrosamento cultural entre os alunos do sétimo ano e a Comunidade Kaingang, localizada em Canela.

A abordagem adotada consistiu em integrar os conteúdos de cada matéria de forma coesa e interdisciplinar, tendo como elemento unificador a presença e participação dos Kaingang.

Foram realizados dois momentos significativos durante o projeto: primeiramente, os representantes da comunidade visitaram a escola, compartilhando suas experiências e respondendo às perguntas dos alunos e professores. Posteriormente, ocorreu uma visita dos estudantes e professores à comunidade, permitindo-lhes uma imersão nas estruturas físicas já existentes e nos projetos em desenvolvimento na comunidade Kaingang.

A partir dessa valiosa experiência, cada professor desenvolveu e expandiu os conteúdos trabalhados em sala de aula. A transição entre teoria e prática mostrou-se altamente benéfica para todos os envolvidos, resultando em aprendizados significativos.

De acordo com os professores o projeto de aproximação entre a escola e a comunidade indígena demonstrou ser um sucesso e eles esperam que essa iniciativa continue a promover um ambiente enriquecedor de aprendizado e compreensão mútua.

Em cada área de estudos, os trabalhos com a comunidade KAINGANG foram os seguintes:

Em Língua Portuguesa, Professora Cleide Paiva Godoy: “Voos Textuais: Desvendando a Comunidade Kaingang por Meio de Distintos Gêneros!”

Em Educação Física, Professora Bruna Melo Knevitz: “Juntos e Fortes: Descobrindo o valor do trabalho coletivo!”

Em Geografia, Professora Ana Paula de Oliveira Marcante: “Explorando fronteiras: Os diferentes territórios.”

Em História, Professora Vanessa Souza Alaniz:” Teias de Memórias:” Conectando culturas e compartilhando histórias!”

 

Mais informações:

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec

53 98149-0088 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91