Encontro professores – início ano letivo 2020

Começou o ano letivo para os professores Coopec. Na manhã desta segunda, dia 17 de fevereiro, fomos todos convocados para nos apresentar às 8h30min, em frente à Coopec. Em frente? E não foi só isto… Deveríamos estar portando: uma almofada, cadeira de praia e venda para os olhos. Vixe! O que nos aguardaria? 

O local escolhido foi a Fazenda Invernadinha, entre Canela e São Francisco de Paula. Escolhido a dedo, diga-se de passagem: lindo, acolhedor, bem cuidado, nos mínimos detalhes. E quem encontramos ao chegarmos lá? Nossa ex colega Coopec, artista, diretora de teatro e mentora da atividade que iria se desenvolver, Lisiane Berti. 

Começamos com uma trilha, com alguns obstáculos, pra mim, desafiadores. Cruzamos uma pinguela, bem soltinha, ai! Depois para os mais aventureiros ainda tinha a possibilidade de se exercitar em outras atividades envolvendo arvorismo. Enfim, momento de enfrentamentos.

Logo a primeira parada e a atividade proposta pela Lisi. Usando as almofadas, sentamos no chão, poderíamos tirar os tênis e sentir a terra sob os pés. Formamos pares e tínhamos que olhar fixamente nos olhos de um colega, observando atentamente, para depois falarmos uma palavra que descrevesse aquele olhar. Cada um expressou em palavras o olhar do colega e seguimos caminho. A lição dessa vez foi a de parar, enxergar o outro e saber que podemos contar uns com os outros em todos os momentos ao logo do caminho. 

Mais trilha! Nova parada. Desta vez, deveríamos largar tudo que carregávamos e ficar apenas com as vendas na mão. Formar uma fila, apoiar as mãos sobre os ombros do companheiro, colocar a venda. Faríamos um trecho da trilha de olhos vendados, apenas confiando um no outro. E lá fomos nós! Descidas, subidas, pedras… Medo, insegurança, entrega. Enquanto caminhávamos lentamente ouvíamos cantigas infantis. Nos remetia à infância, às inseguranças pelas quais passamos ao longo da nossa experiência. Algumas vezes a preocupação com o fim do caminho, esquecendo do que estávamos fazendo, do caminhar. E logo voltávamos ao proposto, ou seja, o caminho em si. Bela lição, Lisi! Nos fez refletir sobre as inseguranças dos alunos em sala de aula e as sentir na pele.

Para encerrar as atividades, já de volta da trilha, cada um pegou sua cadeira de praia e sentou à sombra de uma árvore, formando pequenos grupos. Cada grupo recebeu um produto “ilógico” que deveria vender como sendo uma descoberta de mercado, algo irresistível. Não precisa dizer que os professores se saíram muito bem porque criatividade é algo inerente à profissão. Em poucos minutos empresas se ergueram vendendo vara curta para cutucar no trabalho, agulhas de tricô afiadas, design de túmulos, agência para treinar cachorros que ladram, mas não mordem, a morder, criadores de problemas, enfim, muitas risadas! Era hora de rir à toa!

E o almoço nos esperava com cheirinho de carinho que envolveu toda esta manhã… 

Fico aqui pensando, seria tão bom se todos pudessem ter um retorno ao trabalho tão brilhante como este, não é?

Somos Coopec! Com orgulho!

Mais informações:

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec

54 98117-5361 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91