“Projeto Movimento”: sai pra lá sedentarismo!

O professor de Educação Física e também vice-diretor da Coopec, Cassiá Melo Reis, criou o “Projeto Movimento”. Após diversos relatos das famílias dos alunos, preocupadas com o tempo dos filhos em casa, no computador, sem nenhum tipo de atividade física, o professor decidiu implantar este projeto da seguinte forma:

1º Conscientização – através da plataforma da escola, Plurall, o professor iniciou um processo de conscientização sobre a importância da atividade física, relacionando a Covid-19, e o isolamento que se fez necessário, com o sedentarismo. Deixou claro que o sedentarismo é também uma epidemia no mundo atual e, a partir deste fato, trabalhou uma estruturação de novos hábitos.

2º A prática – através de um aplicativo, o Strava, que tem GPS integrado e consegue medir distâncias e tempo de execução, bem como, as calorias gastas no final da atividade, foram criados grupos fechados para cada turma e estabelecido que os alunos teriam que ter, no mínimo, 2 atividades físicas semanais.

Com este aplicativo é possível verificar a turma que mais fez exercícios, por exemplo. E ainda semanalmente são gerados gráficos com desempenho individual que apontam os cinco alunos que mais se movimentaram na turma. Isto gerou uma competição e animou o pessoal. Cassiá afirma que já se vê pelas ruas de Canela os alunos e a família praticando exercícios.

Além disso, também é possível observar, com os gráficos individuais, os alunos que estão tendo dificuldade em vencer o sedentarismo. Para estes alunos o professor irá oferecer ajuda pessoalmente. Serão sorteados alguns alunos com baixo índice de atividade física e o professor irá se deslocar até as suas residências, com todas as medidas de proteção contra o vírus, para realizar 20 minutos de exercícios com aquele aluno.

3º Dia do Desafio – culminando o projeto haverá o Dia do Desafio, quando todos os alunos deverão praticar algum tipo de atividade física, levando seus familiares junto e 1 Kg de alimento para doação. Os pontos de coleta serão espalhados pela cidade, para facilitar o trajeto e doação. Será uma atividade multidisciplinar, envolvendo a campanha em andamento dos alunos do 3º A (formandos do Ensino Médio). Desta forma, segundo o professor, será possível unir o bem estar físico ao social e mobilizar um número maior de doações em um único dia.

 

Mais informações:

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec

54 98117-5361 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91