Viagem Cultural à Porto Alegre como parte da disciplina de História da Arte

 A Profª Diva dos Santos Conrad, que é a professora de História da Arte no Ensino Médio, organizou uma viagem cultural à Porto Alegre com as turmas da 3ª série do Ensino Médio. Acompanharam a Profª Diva nesta viagem a Profª Daniela Nicodem e o Prof. Vanderlei Nery da Rosa.

O principal objetivo da professora foi tangibilizar o que os alunos aprendem na teoria para que pudessem reconhecer diversos aspectos estudados na disciplina através das visitas ao Teatro São Pedro, Biblioteca Pública, Palácio do Piratini, a Catedral Metropolitana, a Casa de Cultura Mário Quintana, o MARGS, Fundação Érico Veríssimo, Santander Cultural e a Fundação Iberê Camargo. Todas as visitas foram agendadas e acompanhadas por mediadores que conduziram o grupo para um melhor entendimento durante as visitas.

Além das visitas a estes locais a professora aproveita o centro histórico da capital para chamar a atenção dos alunos com relação a arquitetura que traz traços dos estilos neoclássico, barroco, um pouco do rococó, entre outros.

A Profª Diva destaca que o objetivo da disciplina é aumentar o acervo cultural dos alunos e esta viagem à capital do estado é a culminância desta construção do conhecimento.

E houve um fato inédito durante a visita deste ano como relata uma das alunas, Rafaela Schaffer Cardoso: “Durante a visita à Casa de Cultura Mário Quintana, a mediadora aprofundou bastante a obra Incidente de Antares e, graças a este conhecimento, consegui acertar uma questão do vestibular.”

O aluno Thiago Chami também conseguiu ver assuntos estudados em Filosofia, as esculturas do Augusto Conte, do Positivismo.

Mais informações:

Claudia Jahnke

Assessoria Imprensa Coopec

54 98117-5361 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91